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5 hábitos que vão aumentar sua expectativa de vida Calendário

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5 hábitos que vão aumentar sua expectativa de vida

Estudo recente da Universidade de Harvard comprova que adotar um estilo de vida saudável é importante para viver mais


habitos para viver mais


Qual é o segredo para uma vida longeva? De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, manter uma dieta saudável, praticar exercícios físicos regularmente, conservar o peso ideal, moderar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar são os cinco hábitos-chaves capazes de acrescentar cerca de 10 anos a mais na expectativa de vida.  

A pesquisa, que analisou dados de quase 80 mil mulheres e 45 mil homens norte-americanos nos últimos 30 anos é a primeira análise abrangente sobre o impacto que a adoção de fatores de estilo de vida de baixo risco tem na expectativa de vida da população.  

Segundo os pesquisadores, as mulheres participantes que adotaram os cinco hábitos saudáveis durante o período do estudo ​​ganharam, em média, 14 anos a mais de vida, e os homens que o fizeram ganharam 12 anos, em comparação com aqueles que não mantiveram um estilo de vida saudável.  

Doenças cardiovasculares e câncer 

Além disso, os pesquisadores também descobriram que as mulheres e homens que mantiveram os estilos de vida mais saudáveis ​​tinham 82% menos chances de morrer de doenças cardiovasculares e 65% menos probabilidade de morrer de câncer quando comparados àqueles com apresentavam hábitos ruins durante os 30 anos de estudos. 

Dicas para adotar um estilo de vida saudável  

Como você pode perceber, não existe uma “fórmula mágica” para viver mais e melhor. De fato, é preciso transformar os hábitos.
A seguir veja algumas dicas que irão ajudá-lo a ter uma vida mais saudável:  

1 – Alimentação  Priorize sempre a forma natural dos alimentos: inclua mais vegetais, frutas e peixes nas refeições. Evite o consumo exagerado de produtos industrializados, sal, carnes gordas, embutidos e produtos açucarados.   
2 – Atividade física  De acordo com a Organização Mundial da Saúde, para sair do sedentarismo é necessário praticar, no mínimo, 150 minutos de atividades físicas semanais. Ou seja, 30 minutos em cinco dias da semana. Mas, antes de iniciar qualquer atividade, faça uma avaliação física com um clínico geral, ok?  
3 – Peso ideal  O excesso de peso e a obesidade estão relacionados a uma série de doenças, como as que afetam o coração, síndrome metabólica, diabetes, hipertensão e até câncer. Por isso, é extremamente importante manter seu peso ideal e ficar de olho na circunferência abdominal, que nos homens não deve passar dos 102 cm, e nas mulheres, dos 88 cm. A gordura nessa região é a mais perigosa, pois se acumula entre os órgãos e está relacionada ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares.  


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