Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os Segurados SulAmérica Saúde. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Artrite Reumatoide

Home > Matérias > > Artrite Reumatoide

CONHECENDO A DOENÇA PARA VIVER BEM

Caso você tenha o diagnóstico de artrite reumatoide, saiba que não é o único! No mundo todo, cerca de 21 milhões de pessoas sofrem com essa doença autoimune.

Doenças autoimunes são aquelas em que o corpo, por engano, destrói suas partes saudáveis, usando o sistema imunológico para produzir anticorpos contra componentes do próprio organismo. A artrite reumatoide é uma dessas doenças e atinge mãos, punhos, joelhos, cotovelos, tornozelos, pés e ombros, além da coluna cervical. Quando a doença avança, afeta e compromete os movimentos, além de causar muitas dores, comprometendo o estado emocional do paciente.

Pessoas de qualquer idade e sexo podem apresentar os sintomas, mas mulheres com idade entre 30 e 60 anos são as mais afetadas.

Inicialmente, os sintomas são confundidos com os de outras doenças. Algumas vezes o paciente pode apresentar mal estar, cansaço e febre. Depois começa a aparecer inchaço nas articulações das mãos, dos joelhos, dos punhos e dos pés progressivamente, que vão se deformando conforme a doença progride. A dor passa a ser companheira constante do paciente, muitas vezes com grande intensidade. E é justamente esse estado de dores constantes que o desanima, pois desconhece que é possível conviver com a doença e levar uma vida de qualidade, desde que seja feito um tratamento adequado. E é justamente um suporte para esse tratamento adequado que a equipe do Programa ArticulAção oferece a você!

COMO CONFIRMAR O DIAGNÓSTICO DE ARTRITE REUMATOIDE?

Geralmente o diagnóstico é clínico, feito pela observação do médico no próprio consultório. Depois é confirmado por meio de exames, como o de proteína C-reativa e fator reumatoide, além dos exames de imagem, que podem incluir raio X, ressonância magnética e ultrassonografia articular.

Ainda não se sabe a origem da doença, ou suas causas. Porém, uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento deve ser rapidamente iniciado, pois é possível diminuir os sintomas e conter seus avanços, evitando as deformidades e preservando os movimentos.

TRATAMENTO

É POSSÍVEL CONVIVER COM A DOENÇA!

Informe seu médico a respeito da ocorrência de dores. Para você não sofrer com dores fortes, ele poderá receitar analgésicos e anti-inflamatórios adequados ao seu caso, trazendo alívio e conforto nesses momentos.

Algumas vezes é necessário fazer repouso... diminuir o ritmo de suas atividades pode fazer bem! Experimente!

O tratamento da artrite reumatoide também inclui exercícios físicos e fisioterapia, tudo acompanhado e indicado pelo seu médico.

Para os estágios mais avançados, podem ser indicadas cirurgias

Voltar