Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os Segurados SulAmérica Saúde. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Colesterol: o que é e como mantê-lo sob controle Doenças Crônicas

Home > Matérias > Doenças Crônicas > Colesterol: o que é e como mantê-lo sob controle

08.08 - Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Você sabia que o colesterol é responsável por várias funções importantes no organismo? Essa substância é um tipo de gordura que compõe a estrutura das membranas celulares, sendo utilizada como um combustível para a produção de hormônios, vitamina D e ácidos biliares.

Cerca de 70% do colesterol presente no organismo é produzido pelo fígado e 30% vem da alimentação. Por se tratar de uma gordura não solúvel, o colesterol necessita de substâncias chamadas de lipoproteínas para ser transportado pelo sangue até às células. Essas lipoproteínas são conhecidas pelas siglas LDL e HDL, popularmente chamadas de colesterol ruim e colesterol bom.

O excesso do colesterol ruim (LDL) no organismo é fixado na parede das artérias, podendo entupi-las e levar ao surgimento de doenças cardiovasculares. Já o colesterol bom (HDL) faz o caminho inverso: extrai o colesterol das paredes das artérias, devolvendo-o ao fígado para que seja excretado.

Fatores de risco do colesterol alto

O aumento do colesterol ruim é chamado de hipercolesterolemia. Essa condição está relacionada a diversos fatores, alguns modificáveis e outros não. Entre os fatores que não se pode modificar estão a herança genética, sexo e idade - mulheres na menopausa tendem a ter níveis mais elevados de colesterol LDL.

Já entre os fatores modificáveis está o estilo de vida, que engloba alimentação rica em gorduras saturadas, sedentarismo, obesidade e tabagismo.

Longe das gorduras saturadas

As gorduras saturadas - presentes em alimentos de origem animal, como carnes gordurosas e embutidos são os grandes vilões do colesterol. Portanto, é crucial fazer escolhas alimentares mais saudáveis e diminuir o consumo desses alimentos. Veja a seguir algumas dicas:

  • Evite carnes gordurosas (como miúdos de fígado, miolo, coração e rins, frango com pele, bacon) e aumente o consumo de peixes

  • Evite frituras no geral

  • Opte pelo leite e derivados desnatados e com teor de gordura reduzida

  • Invista nas fibras solúveis, encontradas na aveia, nos flocos de milho, nas ameixas e em várias frutas e verduras, que ajudam a diminuir o colesterol no sangue


Mude seus hábitos de vida

Para manter o colesterol sob controle, além de cuidar da alimentação, é importante:  

  • Praticar atividades físicas regularmente

  • Parar de fumar

  • Moderar o consumo de bebidas alcoólicas

  • Checar as taxas do colesterol anualmente

  • Manter o seu peso ideal

 

Voltar