Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os Segurados SulAmérica Saúde. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Rotina de exercícios Saúde da Mulher

Home > Matérias > Saúde da Mulher > Rotina de exercícios

Muitas gestantes têm dúvidas e preocupações em relação a exercícios físicos durante a gravidez.

É claro que em caso de dúvidas, o mais indicado sempre será consultar seu obstetra, pois você é única e é ele a pessoa mais indicada para apontar a melhor solução para o seu caso, afinal, vem fazendo o acompanhamento de sua gestação e tem conhecimento dos seus exames e estado de saúde.

No entanto, se você não praticava exercícios antes da gravidez, talvez essa não seja o melhor momento para começar. Nesse caso, o mais indicado são as caminhadas leves, que ajudarão a oxigenar o corpo, auxiliando pele, cabelos e músculos a manterem-se saudáveis. Converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer aulas de hidroginástica, pois são atividades sem impacto.

Mas lembre-se: NADA DE ÁGUA MUITO QUENTE! A temperatura de seu corpo ficará alterada e ainda não há pesquisas médicas que confirmem se banhos quentes de imersão fazem mal ao bebê. Então, é melhor não correr riscos desnecessários.

Mas se você já adotava a prática de exercícios como parte de sua rotina diária, o mais indicado é diminuir o ritmo e não abusar de treinos pesados, especialmente com esportes competitivos, que exigem o máximo de esforço. 

Exercícios físicos durante a gestação diminuem desconfortos físicos, como dores nas costas, prisão de ventre, fadiga e inchaço, além de ajudar a manter seu humor mais estável e sua autoestima e seu sono em dia. Converse com seu médico para que ele oriente a melhor conduta no seu caso.

Interrompa os exercícios  imediatamente se tiver:

  • Tontura:
  • Falta de ar;
  • Sensação de desmaio;
  • Sangramento;
  • Dificuldade para andar;
  • Contrações ou falta de movimentação do bebê (mas lembre-se que o bebê costuma ficar mais quietinho quando você se exercita).

 

Muitas maternidades possuem programas específicos de orientação de exercícios para gestantes, especialmente para fortalecer a musculatura, preparando-a para o momento do parto.

Você já escolheu a sua maternidade? Vale conversar com seu médico sobre esse assunto!

E tenha sempre em mente que o equilíbrio deve nortear a prática de exercícios!

Voltar