Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os Segurados SulAmérica Saúde. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Aprenda a controlar a ansiedade Distúrbios

Home > Matérias > Distúrbios > Aprenda a controlar a ansiedade

Todo mundo tem preocupações ou se sente nervoso diante de situações desafiadoras, como uma apresentação no trabalho, ou antes de fazer uma prova, por exemplo. A ansiedade é uma sensação normal e faz parte de um mecanismo fisiológico do ser humano para enfrentar momentos de tensão.

No entanto, quando ela é frequente, desproporcional aos acontecimentos e ocorre em situações inapropriadas, é preciso ficar atento. Os transtornos de ansiedade podem ser desencadeados por uma série de fatores, como problemas financeiros, preocupações com o trabalho, traumas e até desequilíbrios químicos no cérebro, prejudicando a qualidade de vida do indivíduo e seus relacionamentos profissionais e sociais.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um dos distúrbios de ansiedade mais comuns e apresenta sintomas como: preocupação excessiva na maioria dos dias por mais de seis meses; inquietação, cansaço, irritabilidade, tensão muscular, sensação de medo, palpitações, entre outros. Contudo, existem diversos tipos de ansiedade como síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e estresse pós-traumático.

O diagnóstico correto só pode ser feito por um psiquiatra que irá analisar o paciente e descartar todos os outros possíveis fatores que geram ansiedade, incluindo transtornos mentais, uso de medicamentos, doenças do metabolismo, etc.

Tratamento
Felizmente, existem tratamentos efetivos contra a ansiedade que possibilitam que os portadores do transtorno possam lidar naturalmente com seus sentimentos e voltar a ter uma vida normal.

Por esse motivo, o ideal é buscar ajuda médica assim que a ansiedade passar a comprometer negativamente a qualidade de vida. Geralmente, o tratamento contra ansiedade pode ser feito com a combinação de medicamentos e psicoterapia, ou somente com a psicoterapia.

 

3 dicas para controlar a ansiedade

Aqui vão algumas dicas que podem ajudar você a lidar com sua ansiedade no dia a dia:

 

1-    Organização

Uma das principais queixas de quem é ansioso é ter muitas coisas para fazer e não saber por onde começar. A dica é manter a organização e se focar em uma coisa de cada vez, sem se preocupar com o amanhã. Procure ter sempre à mão uma lista de todas as tarefas por ordem de prioridade e ir eliminando o que já foi feito.

 

2-    Alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é importante em todos os aspectos da vida, e quando é o assunto é ansiedade, não poderia ser diferente. Invista em uma alimentação composta por frutas, verduras, legumes, grãos integrais. Evite cafeína, chocolates e doces em geral, pois eles podem piorar os quadros ansiosos. Além disso, coma a cada três horas e mastigue os alimentos com calma para evitar desconfortos digestivos, comuns nos ansiosos. 

 

3-    Atividades físicas

Praticar atividades físicas é importante para manter corpo e mente saudáveis, e extravasar as energias. Além disso, elas liberam endorfina, substância que traz a sensação de prazer e bem-estar. Cerca de 30 minutos por cinco dias na semana é o suficiente para relaxar e ter mais qualidade de vida.

Voltar