Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os Segurados SulAmérica Saúde. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



6 curiosidades sobre gravidez de gêmeos Saúde da Mulher

Home > Matérias > Saúde da Mulher > 6 curiosidades sobre gravidez de gêmeos

Gravidez de Gemeos
Se a gravidez de um bebê já gera inúmeras preocupações, a gestação de gêmeos, então, tende a preocupar ainda mais e causar inseguranças nos pais. Afinal, gerar duas crianças de uma vez tem suas características específicas e requer cuidados redobrados. Confira a seguir algumas curiosidades:  

 

Como acontece uma gravidez múltipla?

 

Uma gravidez múltipla pode acontecer quando:

- mais de um óvulo é liberado durante o ciclo menstrual e cada um é fertilizado por um espermatozoide – nessa situação os bebês são chamados de gêmeos fraternos ou bivitelinos e não são idênticos;

- ou quando um único óvulo fertilizado se divide e resulta em múltiplos embriões idênticos ou univitelinos – esse tipo de gestação gemelar é a menos comum.

 

Quais fatores influenciam o nascimento de gêmeos?

 

Fatores genéticos, idade acima dos 35 anos e cor negra estão entre os principais fatores que influenciam na gestação de gêmeos. Além disso, o uso de medicamentos para elevar a fertilidade e as técnicas de fertilização in vitro podem resultar em gravidez múltipla.

 

Existem sintomas específicos?

 

Geralmente, mulheres grávidas de gêmeos podem se sentir mais enjoadas no período da manhã ou apresentar maior sensibilidade mamária em comparação com mulheres gravidas de apenas um bebê. Além disso, o ganho de peso pode ser mais rápido.

 

O risco de complicações para a mulher é maior na gravidez de gêmeos?

 

Sim, existe um risco maior para certas complicações, como pré-eclâmpsia e diabetes gestacional. Por isso, as consultas do pré-natal ocorrem com mais frequência. A partir do segundo semestre, por exemplo, a gestante realiza um maior número de ultrassons.

 

E para os bebês, existem riscos de complicações?

 

Sim. O principal risco para os bebês é o nascimento prematuro. De acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, mais da metade dos gêmeos nascem prematuros e aqueles nascidos antes de 37 semanas de gestação têm um risco aumentado para complicações de saúde de curto e longo prazo, como condições respiratórias e problemas nutricionais.

 

Como a gravidez múltipla pode afetar o parto?

 

A chance de precisar de uma cesariana é maior na gravidez de gêmeos. Mas, em alguns casos, o parto pode ser normal. De qualquer forma, o tipo de parto irá depender de vários fatores, como a posição, o peso e a saúde de cada bebê. Além disso, a saúde da mãe e a experiência do obstetra também influenciam.

 

 

Conhece o Futura Mamãe?

Iniciativa promovida pela SulAmérica, o Futura Mamãe visa trazer orientações para gestantes, tais como realização de exames preventivos, dicas de trabalho de parto, cuidados com o bebê, entre outras. Saiba mais aqui.

 

Voltar