Participe das Iniciativas

O SulAmérica Saúde Ativa foi feito para você! Por isso trazemos iniciativas
para uma vida mais saudável, que oferecem cuidados por completo.

Iniciativa desejada

Dados pessoais

/ /
-
*Campos obrigatórios

As Iniciativas Saúde Ativa estão disponíveis para os Segurados SulAmérica Saúde. Para conhecê-las, clique em Pra Você > Iniciativas.

Se preferir, entre em contato via e-mail saudeativa@sulamerica.com.br ou pela Central de Atendimento
SulAmérica 0800-970-0500 para tirar suas dúvidas ou participar da iniciativa.

Recebemos seu interesse em participar do Saúde Ativa! Em breve entraremos em contato.
OK

Matérias



Fome emocional: quando a comida vira consolo Bem Estar

Home > Matérias > Bem Estar > Fome emocional: quando a comida vira consolo

Para muitas pessoas a comida não serve apenas para saciar a fome, mas também como válvula de escape para lidar com problemas emocionais. Quem nunca deu espaço a uma sobremesa mesmo se sentindo satisfeito ou comeu mais do que o necessário e depois se sentiu culpado? Esse tipo de apetite é chamado por especialistas de fome emocional.

Diferentemente da fome fisiológica, que é a necessidade real de comer para suprir as necessidades do organismo, a fome emocional surge de repente para aliviar algum desconforto emocional, como estresse, tristeza, sensação de tédio ou solidão, entre outros.

 

 

 

O que fazer?

 

A alimentação emocional pode resultar em transtornos alimentares sérios, como anorexia, bulimia e síndrome do comer noturno, além de levar ao aumento de peso.

Portanto, identificar o que dispara o desejo de comer e investigar a relação com a comida são os primeiros passos para manter uma relação saudável com a alimentação. Para isso, o ideal é buscar ajuda psicológica.


 

Mindful eating contra compulsão alimentar


Uma técnica bastante utilizada para conter o impulso de comer é o mindful eating (comer consciente). O conceito envolve o desenvolvimento das percepções e a consciência sobre os hábitos alimentares. Veja 3 dicas básicas para conter a compulsão alimentar usando o mindful eating:

 

1- Só coma quando realmente estiver com fome - mas não quando estiver faminto: se você pular refeições, você poderá ficar tão ansioso para colocar qualquer coisa no estômago, que sua primeira prioridade é preencher o vazio em vez de desfrutar a comida.

 

2- Aprecie sua comida: pause um minuto antes de começar a comer para contemplar toda a mesa posta e as pessoas que o levaram a preparar a refeição.

 

3- Traga todos os seus sentidos para a refeição: quando você está cozinhando, servindo e comendo seu alimento, esteja atento à cor, à textura, ao aroma, e até mesmo aos sons que os alimentos diferentes fazem enquanto você os prepara. Ao mastigar a comida, tente identificar todos os ingredientes, especialmente os temperos.

Voltar